23 de abril de 2009
Caro Senhor Prefeito Iêdo Elias
Como o próprio nome já diz, Barrolândia significa: “Cidade do barro” e não é à toa, pois o barro é encontrado em abundância por ali.
Esse disitrito pertence a Belmonte e está progredindo gradativamente depois da instalação da fábrica de celulose Veracel.
Suas ruas antes cheias de barro, hoje já sentem o cheiro da evolução chegando pogressivamente a cada uma delas. Estima-se que dentro de pouco tempo esse pequeno lugar eleve-se a categoria de município.
O estado da Bahia é muito rico em cultura e tem característica, que é o seu povo, tanto na cidade grande quanto na pequena vila.
Faz parte da história da vila como o Senhor Zenaldo Matos de 57 anos e que há 44 anos reside em Barrolandia, José Batista Nogueira que apesar de morar lá há apenas 14 anos viu parte das mudanças que fazem hoje Barrolândia dispontar como o maior distrito de Belmonte e um dos maiores de todo o estado da Bahia alem dessas duas testemunhas vivas eu busquei informações na grande rede e também no departamento de desenvolvimento do Estado da Bahia.
A História:
A sua fundação se deu por mãos o pioneiro José Alves.
A vila de Barrolândia começou entre os meses de janeiro até junho do ano de 1963 com a construção da estrada Itapebi-Belmonte também conhecida hoje por BA-275.
Pois no período vieram muitos trabalhadores para esta região. Na época existia uma fazenda neste local que se chamava Barro Branco de propriedade de João Mamede. E a mudança de nome pra Barrolândia se deu na administração do Senhor prefeito José da Costa Pinto Dantas de 1948-1951, o primeiro vereador da vila foi o Senhor Edno Matos.
Uma das explicações para população aumentar foi a chegada das tropas para a construção da estrada e o plantio de cacau que ainda era a principal economia da região.
Em 1992 foi construído o hospital, nos anos seguintes foi implantado o primeiro colégio (Clemeceau Teixeira) que funcionou em uma casa de madeira durante alguns anos e só depois de 5 anos foi transferido para uma estrutura de alvenaria.
O primeiro bairro foi o Bairro Novo, teve origem através de um loteamento que era vários sítios de propriedade de Edílson Matos e foi doado por ele mesmo para os moradores da vila, isso ocorreu no ano de 1984.
O bairro Embaúba ou Santo Antônio originou-se da desapropriação de uma empresa chamada Embaúba Terras que também foram doadas ao povo.
O bairro Iedão veio de terras da Veracel que foram conquistadas e negociadas pelo prefeito Iedo Elias e doada ao povo Barrolandense e por isso tem este nome em homenagem ao prefeito.
Falaremos agora das atividades econômicas que impulsionaram o crescimento no distrito de Barrolândia
Começo pela polêmica piaçava, que gerou muitas riquezas, que não ficaram na vila indo para o município sede (Belmonte) e depois devido as constantes historias de furtos foi banida pela Polícia Federal por estar contribuindo com a violência no local. O cacau apesar da praga vassoura de bruxa também gerou muitas riquezas para toda a região. Mamão ainda resiste ao tempo e ajuda até hoje na geração de renda, mas o grande campeão agrícola é mesmo o eucalipto depois da implantação da fábrica da Veracel.
Hoje a empresa é a maior geradora de empregos diretos e indiretos e também avançou a geração de renda e a preservação do meio ambiente.
Com políticas responsáveis de desenvolvimento e um belo trabalho social junto à comunidade de Barrolândia.
Barrolândia hoje possui duas igrejas católicas, são a de Nossa Senhora da Cabeça que fica no centro e a de São João Batista localizada no Bairro Novo. E mais 14 igrejas protestantes espalhadas por toda a vila, sendo elas:
Assembléia de Deus
Ministério Madureira
Coluna de Cristo
Assembléia Canaã
Presbiteriana do Brasil
Igreja de Jesus Cristo no Brasil
Cristã no Brasil
O Brasil para Cristo
Deus é amor
Adventista do Sétimo Dia
Tabernáculo da fé
Petencostal pedra viva
E Igreja Batista
Escolas:
Escola Rainha Silvia (Primário)
Clemeceau Teixeira I e II (Ensino fundamental)
Escola Antônio Carlos Magalhães (Ensino médio)
Times de futebol:
Barcelona Futebol Clube
Migimirim Futebol Clube
Portanto a população estimada é de 10 mil habitantes. Barrolândia é o maior colégio eleitoral de Belmonte e maior distrito também.
0 comentários:
Postar um comentário